Notas para as Contribuições

/Notas para as Contribuições
Notas para as Contribuições2010-03-13T13:49:05+00:00

Procedimentos a observar na Revista Media&Jornalismo

 Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC)

I. Artigos

1. A revista Media & Jornalismo aceita artigos que se integrem nas áreas cobertas pela revista: media, jornalismo e democracia; media e identidades sociais; história dos media; ética e deontologia no jornalismo; política económica dos media; comunicação estratégica; televisão e sociedade; jornalismo e novas tecnologias; novos formatos mediáticos e jornalísticos; jornalistas como comunidades interpretativas.

2. Os artigos devem ser originais e não estar para apreciação noutra publicação; quaisquer excepções devem ser indicadas de forma clara à data de submissão.

3.Todos os artigos, sob regime de anonimato, serão submetidos à avaliação de dois especialistas. A decisão final da publicação cabe à Direcção da revista, ouvido o coordenador/organizador do respectivo número.

4. Todos os artigos devem ter no início, o nome, e-mail e afiliação do autor

5. Os artigos devem ser enviados através de email cimjrevista@fcsh.unl.pt em formato Word, acompanhados de uma folha separada, com identificação do autor e morada completa (incluindo telefone e e-mail).

6. Os artigos devem ser formatados a corpo 12, fonte Times New Roman, espaço 1,5. Os textos não deverão exceder os 50.000 caracteres (incluindo espaços e notas finais), e as recensões de livros singulares os 8.000 caracteres.

7. Para além do texto, os autores devem fornecer um resumo (100 a 150 palavras) e até dez palavras-chave, ambos (resumo e palavras-chave) em português e em inglês.

8. As referências no texto seguirão o estilo Anglo-saxónico (A.P.A.) No caso de mais de dois autores, utiliza-se et al. (Brown et al.. 1991).

Exemplos:

Livro


Hallin, D. & Mancini, P. (2004). Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press.  

Artigo de revista científica 


Di Tella, R. e Franceschelli, I. (2011). Government Advertising and Media Coverage of Corruption Scandals. American Economic Journal: Applied Economics 3 (October):119–151.

Capítulo de livro


McQuail, D. (1994). The Influence and Effects of Mass Media. In: Graber, D.(ed.) Media Power in Politics. Washington, DC: CQ Press


Site de Internet


Granovetter, M. (2004). The Social Construction of Corruption. In: (http://fsimedia.stanford.edu/evnts/4117/The_Social_Construction_of_Corruption_Oct04.pdf) (acedido 21/01/2015).

9. Artigos de imprensa, entrevistas e comunicações pessoais devem ser citados como notas de rodapé.

10. As citações com mais de 40 palavras devem ser indentadas, em corpo 10 e itálico.

11. Os quadros, gráficos e imagens devem ser enviados em separado e a sua localização indicada de forma explícita no local onde vão ser inseridos [Quadro I aqui]. Os quadros devem ter um curto título descritivo e a fonte dos dados, em baixo. As colunas dos dados contidos devem ser claramente definidas e explícitas.

12. Autorizações: Os autores são responsáveis pela obtenção do copyright de ilustrações, quadros ou figuras de outros autores que utilizem nos seus trabalhos.

13. O autor receberá provas do seu artigo, de forma a garantir que a versão final a publicar coincida com a submetida a apreciação, não sendo possíveis alterações substantivas.

14. Os originais recebidos ficam propriedade da revista. Os autores mantêm o direito de republicar o material noutras publicações, desde que os créditos de primeira publicação sejam atribuídos à Media & Jornalismo.

 

II. Procedimentos quanto à coordenação/organização de números generalistas e temáticos  

1. Para cada número da revista deverá ser elaborada pelo coordenador do número ou pela direcção da revista uma “ficha de entrega de originais” (Modelo em anexo) com os campos em branco devidamente preenchidos;

2. Cada número deverá ter um editorial;

3. Nas primeiras provas não devem ser introduzidas alterações no texto mas apenas correção de gralhas e erros ortográficos;

4. O prazo de devolução das primeiras provas revistas não deverá exceder um mês;

5. As provas são enviadas  para a IUC em papel;

6. Após a correção das primeiras provas não deverão ser introduzidas novas emendas no trabalho;

7. As segundas provas servem apenas para verificar se as correções assinaladas nas primeiras foram executadas, e devem ser devolvidas para a IUC em papel no prazo de 15 dias após a receção do pdf;

8. Tendo em conta o requisito “elementos dos artigos facilmente identificáveis” exigido pelas bases de dados, os resumos e palavras-chave em português e inglês devem figurar no início do respetivo artigo e não no fim da revista;

9. A edição electrónica será disponibilizada sem custos para o CIMJ após o cumprimento de todos os procedimentos acima expostos;

10. O coordenador de número e a direcção devem verificar o cumprimento dos elementos constantes da “Ficha de verificação de elementos” (ver anexo);

11. Para cada número será organizado um dossiê digital contendo todos os elementos incluindo os pareceres dos refere.

 

III. Edição em papel (mediante encomenda com indicação do número de exemplares num mínimo de 50)

Nota: A edição em papel depende da existência de financiamento. Nos números em que exista um coordenador, este deverá informar a direcção da revista sobre a existência ou não de financiamento para impressão e, em caso afirmativo, do número de exemplares. Os procedimentos são os seguintes:

1. Após a conclusão do processo de pré-impressão e a emissão da nota de encomenda, a IUC enviará as artes finais da revista para impressão à gráfica selecionada;

2. A editora estima um prazo médio entre quatro e oito meses para a publicação da revista desde a data de entrega do documento (versão definitiva). Este prazo pode variar em função da programação anual da editora.

 

FICHA DE ENTREGA DE ORIGINAIS

1. Dados sobre a revista

 

Titulo deste número

 

Número

 

Volume

 

Ano

 

Nº máximo de artigos

10

Nº de páginas por artigo em média

20

Língua (s)

Português

Área científica

Ciências da Comunicação

Data prevista de publicação

 

Periocidade

Semestral

ISSN (impresso)

 

ISSN (eletrónico)

 

URL

 

Norma utilizada nas referências bibliográficas

A.P.A (anglo-saxónica)

Preço de venda ao público

 

Assinaturas

 

Tiragem

 

DOI

 


 
2. Dados sobre o diretor:

 

Nome

Estrela Serrano

Afiliação

CIMJ/FCSH/UNL

Telefone- telemóvel

213642013

9…….

E-mail

 cimjmedia@gmail.com

estrela.serrano@sapo.pt


3. Dados sobre o coordenador do número xxx

 

Nome

 

Afiliação

 

Telefone- telemóvel

 

E-mail

…..@…..

 

4. Conselho  Editorial:

Ana Cabrera  – CIMJ/FCSH – cabrera.anacabrera@gmail.com 

Estrela Serrano – CIMJ – estrela.serrano@sapo.pt 

Isabel Ferin – CIMJ/UC –  barone.ferin@gmail.com 

João Pissarra Esteves –  FCSH –  jj.esteves@fcsh.unl.pt.

João Carlos Correia- UBI –  jcorreia@ubi.pt 

Jorge Pedro Sousa – UFP/CIMJ  –  jorgepedrosousa@gmail.com 

Rita Figueiras – UCP/CIMJ –  ritafigueiras@fch.lisboa.ucp.pt 

Rogério Santos – UCP/CIMJ – rogerio.santos@netcabo.pt 

 

5. Comissão de Redacção:

Anabela Sousa Lopes – lopes.anabela@netc.pt 

Ana Margarida Jorge- FCSH/CIMJ – anajorge@fcsh.unl.pt 

Antonio Granado – FCSH/CIMJ – agranado@fcsh.unl.pt 

Carla Martins –  ERC/CIMJ – carla.martins@erc.pt 

Carlos Camponez-  UC –  carlos.camponez@fl.uc.pt

Fernando Correia – ULHT/CIMJ – fernando.antonio.correia@gmail.com

Helder Bastos – bastos.helder@gmail.com 

Lídia Marôpo – lidiamaropo@gmail.com 

Maria Jose Brites – britesmariajose@gmail.com 

Telmo Gonçalves – telmo.goncalves@erc.pt 

6. Conselho Editorial Internacional:

Alberto Pena Rodriguez – Universidade Vigo (Espanha) – alberto@uvigo.es 

Barbie Zelizer – University of Pennsylvania (EU) – bzelizer@asc.upenn.edu

Benoît Grévisse – Université de Louvain-la Neuve (Belgica)  benoit.grevisse@uclouvain.be 

Daniel Dayan – Centre National de la Recherche Scientifique (França) – daniel.dayan[@ehess.fr

Daniel Hallin- University of California (EU)- dhallin@ucsd.edu

Eduardo Meditsch – Universidade Federal de Santa  Catarina – Brasil –  emeditsch@uol.com.br 

Elihu Katz – University of Pensylvania (EU) – ekatz@asc.upenn.edu

Jenny Kitzinger – Brunel University (R.Unido)-  KitzingerJ@cardiff.ac.uk

Michael Schudson – University of California (EU) – ms3035@columbia.edu

Peter Golding – Loughouborough University R. Unido)- arts-ccpr@glasgow.ac.uk 

Serge Tisseron – Université de Paris VII (França) – serge.tisseron@gmail.com

Teun van Dijik – University van Amesterdam (Holanda) – vandijk @ discourses.org

Thomas Patterson – University of Harvard (EU)- thomas_patterson@Harvard.Edu

 

Ficha de verificação de elementos

Requisitos

Cumpre

Não Cumpre

Contrato de edição assinado

x

 

Ficha de entrega de originais

 

 

Informação sobre previsão da data de publicação

 

 

Envio dos originais na data prevista

 

 

Publicação do número na data prevista

 

 

Âmbito e política editorial bem definido

x

 

Código de ética e guia de boas práticas

x

A desenvolver

Website com os conteúdos atualizados

x

 

Website com os conteúdos traduzidos para inglês

 

x

Conselho Editorial com larga distribuição geográfica                                        

x

 

Conselho Editorial com a respetiva afiliação e contactos no site                    

x

 

Conselho Editorial com a respetiva afiliação e contactos na Ficha técnica   

x

 

Autores com a respetiva afiliação e contactos

 

 

Autores com larga distribuição geográfica

 

 

Artigos com resumo na língua original e em inglês

 

 

Artigos com palavras‐chave na língua original e em inglês

 

 

Artigos com título na língua original e em inglês

 

 

Referências bibliográficas completas, bem estruturadas e com caracteres romanos

 

 

Elementos principais da revista facilmente identificáveis (resumos e palavras-chave)

 

 

Elementos principais da revista em inglês