O Crime nos Media – Cristina Penedo (2003)

/O Crime nos Media – Cristina Penedo (2003)
O Crime nos Media – Cristina Penedo (2003)2010-03-13T12:40:32+00:00

O que nos dizem as notícias quando nos falam de crime

O Crime nos Media: o que nos dizem as notícias quando nos falam de crime é uma proposta de reflexão sobre o tratamento noticioso do crime no actual panorama mediático. Neste trabalho pretende-se explorar o impacto e o valor simbólico das notícias criminais, reconhecida que é a sua preponderância enquanto tópico de comunicação pública.
Para esta reflexão são convocados alguns dos principais contributos da investigação mais recente neste domínio que nos podem revelar o valor ideológico e a força hegemónica contidos nas notícias criminais, a tipificação e estigmatização operadas pelas narrativas normalizadoras em torno do crime, mas também o sentido de crise e de reforma que a sua projecção mediática pode envolver ao evocar a noção de caos e desordem social.
Neste trabalho é também reservada alguma atenção ao registo do crime na imprensa diária portuguesa. Através de um estudo de caso dirigido a dois títulos, não só é possível detectar elementos distintivos na reconstrução do crime na imprensa popular e de referência mas também elementos uniformizadores no tratamento do fenómeno da criminalidade que, não sendo generalizáveis a todo o espectro mediático, concorrem para uma compreensão sobre o discurso público em torno do crime.

Cristina Carmona Penedo nasceu em Lisboa em 1963. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa exerce funções desde 1988 no Instituto de Reinserção Social – Ministério da Justiça. É Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

{backbutton}