/“Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom)” no XIII Congreso Internacional IBERCOM | 30 maio 2013
“Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom)” no XIII Congreso Internacional IBERCOM | 30 maio 20132013-05-13T00:00:00+00:00

No âmbito do projeto “Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema. Antes, durante e após o Estado Novo” do Centro de Investigação Media e Jornalismo – CIMJ o grupo de investigação coordenado por Ana Cabrera e da OBCOM coordenado por Maria Cristina Castilho Costa, apresenta no XIII Congreso Internacional IBERCOM um painel temático intitulado “Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom).” O painel é moderado por Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.

As comunicações a apresentar são:
• “Comunicação, Censura e Liberdade de Expressão na atualidade”. Profª. Drª. Maria Cristina Castilho Costa. Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
• “O comportamento dos censores ao teatro perante os autores espanhóis: três estudos de caso”. Ana Cabrera. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
• “Os fantasmas dos censores contra o contágio das ideias”. Leonor Areal. Centro de Investigação Media e Jornalismo. Universidade Nova de Lisboa.
• “A censura aos filmes espanhóis na governação de Marcello Caetano. Ana Bela Morais. Universidade de Lisboa.
•“Palavras proibidas, discursos indesejados”. Mayra Rodrigues Gomes. Universidade Sao Paulo.