/Os Diários Generalistas Portugueses em Papel e Online – António J.L.da Silva (2006)
Os Diários Generalistas Portugueses em Papel e Online – António J.L.da Silva (2006)2010-02-22T18:31:32+00:00

“Diários Generalistas em Papel e Online”, de António José Silva, vai ser apresentado no dia 20 de Novembro de 2006, pelas 21h, na Livraria Almedina – Estádio, em Coimbra. A apresentação do livro está a cargo de António Granado, jornalista do Público e autor do blog Ponto Media. «O livro que tem nas mãos não poderia ter sido escrito há apenas quinze anos. Nessa altura, os meios de comunicação social em todo o mundo estavam ainda longe da vaga de fundo que a democratização da Internet – até aí um privilégio de cientistas e militares – viria trazer a toda a sociedade. “Online”, “e-mail”, “newsgroup”, “mailing list”, “browser”, “site”, “webpage” e tantas outras palavras não faziam ainda parte do nosso léxico, e os média viviam tão afastados delas como qualquer um de nós. Faz sentido que se recorde este simples facto, para que melhor possamos compreender o trabalho de António José Silva, cuja principal virtude consiste na fotografia de um alvo em movimento, ainda em rápida evolução, cheio de energia como é próprio da juventude. A World Wide Web, tal como a conhecemos hoje, só foi inventada no início dos anos 90 (sim, dos anos 90…) e o primeiro programa para a navegar, o Mosaic, apareceu em 1993. Quantos aos sites dos jornais portugueses na Internet (e da grande maioria dos jornais do mundo, diga-se de passagem) apenas nasceram em 1995. Ou seja, estão a chegar aos 11 anos, aquela idade indefinida em que já não se é criança, mas ainda se está longe da adolescência. […]» São estas as palavras que podemos ler no prefácio deste livro, escritas por António Granado, chefe de redacção do Público e blogger no Ponto Média (http://www.ciberjornalismo.com/pontomedia). Os alvos em movimento escolhidos pelo autor são os diários nacionais generalistas de expansão nacional que, à data de análise, tinham presença online. O estudo feito ao Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público dão conta do estado da evolução dos Media na Internet e da forma como a tecnologia e o novo suporte tem vindo a ser paulatinamente integrada na produção diária de um órgão de informação.

_________________________________________________________

António José Silva é director-executivo da Ideias Concertadas, gabinete de comunicação e novas tecnologias com sede em Coimbra. Defendeu a tese de mestrado no Instituto de Estudos Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra da qual resultou o presente livro. Tem desenvolvido diversos projectos na web dos quais se destacam o blinkar.com e o noticiasuniversitarias.net (projecto que ligou os cursos de jornalismo/comunicação das Universidades de Coimbra, Porto e Minho num projecto jornalístico online).

{backbutton}