Participação de membros do CIMJ no XIII Congresso Ibercom | 29 a 31 maio 2013

/Participação de membros do CIMJ no XIII Congresso Ibercom | 29 a 31 maio 2013
Participação de membros do CIMJ no XIII Congresso Ibercom | 29 a 31 maio 20132013-05-14T15:51:37+00:00

Vários investigadores do CIMJ participam (comunicações, painéis e sessões temáticas) no Congresso Ibercom 2013, a decorrer entre 29 e 31 de Maio, em Santiago de Compostela.

Consulte aqui as intervenções dos membros do centro no âmbito deste congresso internacional, que este ano tem como tema “Comunicação, Cultura e Esferas de Poder”.

Painel temático “Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom)”

No âmbito do projeto “Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema. Antes, durante e após o Estado Novo”, o grupo de investigação coordenado por Ana Cabrera, e da OBCOM, coordenado por Maria Cristina Castilho Costa, apresentam o painel moderado por Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. As comunicações a apresentar são:

“Comunicação, Censura e Liberdade de Expressão na atualidade”. Profª. Drª. Maria Cristina Castilho Costa. Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
“O comportamento dos censores ao teatro perante os autores espanhóis: três estudos de caso”. Ana Cabrera. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
“Os fantasmas dos censores contra o contágio das ideias”. Leonor Areal. Centro de Investigação Media e Jornalismo. Universidade Nova de Lisboa.
“A censura aos filmes espanhóis na governação de Marcello Caetano. Ana Bela Morais. Universidade de Lisboa.
“Palavras proibidas, discursos indesejados”. Mayra Rodrigues Gomes. Universidade São Paulo.

Participação noutras mesas temáticas:

“A convergência dos modelos tradicionais e dos novos modelos de negocio da comunicação”. Paulo Faustino. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade do Porto.
Mesa temática “Renovação dos modelos de negocio e de financiamento da comunicação”.
“Novas convergências digitais, novos perfis e competências”. Francisco Rui Cádima e Marisa Torres da Silva. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
 Mesa temática “Novos perfis profissionais na era digital”.
“Internet e democracia deliberativa: a participação do público e a sua relação com os profissionais dos meios convencionais”. Marisa Torres da Silva. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa. Mesa temática “Novos perfis profissionais na era digital”.

Comunicações no âmbito do projecto do CIMJ “A Cultura na Primeira Página”

“Jornalismo e cultura: a cobertura jornalística de temas culturais em Portugal durante os primeiros dez anos do século XXI”. Carla Baptista. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
“Jornalismo cultura em tempo de crise: o caso português”. Celiana Azevedo. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
“A cobertura da cultura nas capas das newsmagazines portuguesas: o caso da revista Visão”. Dora Santos Silva. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.
“As narrativas do jornalismo cultural”. Marisa Torres da Silva. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa.

Comunicações no âmbito do projecto “A Corrupção política nos media: uma perspectiva comparada”:

“Cobertura jornalística da corrupção política e a opinião pública em Portugal: 2005 a 2012”. Isabel Ferin da Cunha. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade de Coimbra.

Outras comunicações:

“A cobertura da I Guerra Mundial pela imprensa ilustrada portuguesa”. Jorge Pedro Sousa. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Fernando Pessoa.
“Questões jornalísticas no Mercúrio Português”. Patrícia Teixeira. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Fernando Pessoa.
“Poder político, jornalismo e assessoria de comunicação: dinâmicas nas eleições de 1969 em Portugal”. Suzana Cavaco. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade do Porto.