/“Políticas Públicas, Estado e Media”, “Manual de Inovação, Gestão e Desenvolvimento de Editoras de Revistas” e “História, Media, Poder” são as novas obras de Paulo Faustino e Francisco Rui Cádima
“Políticas Públicas, Estado e Media”, “Manual de Inovação, Gestão e Desenvolvimento de Editoras de Revistas” e “História, Media, Poder” são as novas obras de Paulo Faustino e Francisco Rui Cádima2013-10-27T03:16:35+00:00

Em “Políticas Públicas, Estado e Media”, os dois investigadores do CIMJ, apresentam-nos uma reflexão sobre o papel que as instituições públicas desempenham na atividade dos Media, quer numa perspetiva de apoio direto, através de subsídios, quer através de legislação e de políticas setoriais, com vista a facilitar as sucessivas transformações que vão ocorrendo neste setor altamente volátil e intervindo no debate que está agora aberto na sociedade portuguesa.

FAUSTINO, Paulo e CÁDIMA, Francisco Rui – Políticas Públicas, Estado e Media. Lisboa : Formalpress, 2013 (Comunicação, Lazer e Indústrias Criativas). ISBN 978-989-7290-48-0 (edição apoiada pelo GMCS).

“Manual de Inovação, Gestão e Desenvolvimento de Editoras de Revistas” é uma obra onde Paulo Faustino faz uma restrospetiva dos últimos 20 anos, período em que o setor dos media tem vindo a adquirir uma importância crescente, tanto no âmbito social como no económico. Os media clássicos, jornais, revistas e livros, revestiram-se de novas funções, devido às mudanças substanciais no comportamento de consumo de media, o que coloca as estratégias empresariais no centro das preocupações das empresas. Nos diversos mercados do setor dos media existem características que diferenciam claramente o marketing dos media do marketing de outros segmentos. Este Manual explora, no âmbito das empresas de media, as especificidades do marketing, da comunicação, da comercialização de serviços, da publicidade e ainda o papel da Internet e dos meios digitais.

FAUSTINO, Paulo – Manual de Inovação, Gestão e Desenvolvimento de Editoras de Revistas. Lisboa : Editora Media XXI : Formalpress, 2013 (Colecção Media XXI). ISBN 978-989-7290-40-4 (edição apoiada pelo GMCS).

Rui Cádima, em “História, Media, Poder“, apresenta uma compilação de textos, fazendo uma profunda reflexão acerca da especificidade dos media e das suas narrativas face ao acontecimento e à história, ao mesmo tempo que nos leva a ponderar a forma como a história tem interpretado os media e o seu efeito no tempo e na sociedade. Parte desta obra resulta de uma investigação inédita sobre a relação entre o Estado, Igreja e Media em Portugal. ‘História, Media, Poder’ estuda ainda as relações entre a televisão e a ditadura, bem como as imagens e representações da ditadura na televisão portuguesa.

CÁDIMA, Francisco, Rui: História, Media, Poder. Lisboa: Quatrocês, 2013 (Comunicação, Lazer e Indústrias Criativas). ISBN 978-989-98098-9-5 (edição apoiada pelo GMCS).