Provas de doutoramento de Maria do Carmo Piçarra

/Provas de doutoramento de Maria do Carmo Piçarra
Provas de doutoramento de Maria do Carmo Piçarra2012-12-31T00:00:00+00:00

Maria do Carmo Piçarra*, investigadora do projeto “Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema. Antes, durante e após o Estado Novo” do CIMJ, vai defender no próximo dia 31 de janeiro a sua tese de doutoramento em Cinema e Televisão, intitulada  “Azuis ultramarinos: propaganda colonial nas atualidades filmadas do Estado Novo e censura a três filmes de autor”. O trabalho é contributo para o estudo sobre como o Estado Novo “imaginou” o modelo político colonial através do cinema e como este traduziu ou “criticou” reconfigurações ideológicas. Nesse âmbito analisam-se as atualidades de propaganda Jornal Português (1938-50) e Imagens de Portugal (1953-70) e detalham-se três casos de filmes de autor disruptivos e por isso censurados: Catembe (1965), Esplendor selvagem(1972) e Deixem-me ao menos subir às palmeiras… (1972).

Tendo como membros do júri o Reitor da UNL, Luís Manuel Soares dos Reis Torgal, Jorge Humberto dos Santos Seabra, Sérgio Emanuel Dias Branco, Maria Irene Ângelo Aparício e João Mário Lourenço Bagão Grilo (orientador), a defesa decorrerá na Sala Multiusos 1, Edifício I&D (piso 1), entre as  14h30 e as 16h30. (+)

*Maria do Carmo Piçarra é licenciada (1994) e mestre em Ciências da Comunicação (2004) com uma tese sobre O “Jornal Português” de actualidades na propaganda do Estado Novo. Como jornalista e crítica de cinema colaborou em “O Independente”, “Sábado” e “Première”, entre outras  publicações. Foi adjunta da presidência do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia (1998-99). Bolseira do Serviços de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (1999) para estudar actualidades cinematográficas de propaganda do Estado Novo e Franquismo e bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2008-2012). Fez pesquisa de imagem para documentários históricos e foi editora do estudio54.com, a primeira editora portuguesa de música e cinema online. Assegurou a programação portuguesa de cinema de “2008. Ano Europeu do Diálogo Intercultural” e dinamizou o primeiro projecto de formação contínua em Pré-história do Cinema realizado na Cinemateca Júnior – Museu do Cinema (oslanternistas.blogspot.com/). Publicou Salazar vai ao cinema. O “Jornal Português” de actualidades Filmadas (2006) and Salazar vai ao cinema 2. A ”Política do Espírito” no “Jornal Português” (2011).