Lançamento da Revista Media & Jornalismo: dia 8 Novembro no âmbito do III Seminário Internacional
A concorrência para influenciar a percepção pública dos acontecimentos e problemáticas políticas nunca foi tão grande. A profissionalização da actividade comunicacional na política é uma crescente realidade que afecta não só os partidos políticos, mas também os grupos de pressão não governamentais, em suma, todos os actores sociais.
O espaço noticioso é cada vez maior e mais diversificado. As divisões entre o “político” e o “não-político” dissolvem-se. E, num mundo cada vez mais globalizado, os sistemas mediáticos convergem, como se percebe no estudo comparativo de dezoito democracias de Hallin e Mancini, agora traduzido para o português numa edição publicada pela Editora Livros Horizonte.
A crescente “mediatização” da política aponta para uma presença imponente de uma lógica mediática que esmaga a lógica política.
Estes são os temas para a primeira parte da edição especial da Revista Media & Jornalismo que inclui os textos das intervenções centrais do III Seminário Internacional. Na 2º parte dá-se conta das comunicações que foram apresentadas e debatidas no Colóquio Internacional que teve lugar em Dezembro último na Universidade Fernando Pessoa – Porto
Artigos Congresso Media Jornalismo e Democracia
Artigo1 Media Abudance and Democracy
Thomas E. Patterson
Artigo 2 Political Communicatio n in a Globalized World – Challenges for Contemporary Media Systems Analysis1
Barbara Pfetsch
Artigo 3 New Media, Journalism and Democracy: Figments of a Neo-Liberal Imagination?
Natalie Fenton
Artigo 4 “Comparing Media Systems”: A Response to Critics
Daniel C. Hallin
Artigo 5 Democratic Value of Entertainment: A Reappraisal
James Curran
Artigo 6 Considerações Preliminares Sobre o Quadro Enunciati vo do Discurso Mediático
Adriano Duarte Rodrigues
Artigo 7 Televisão, Cidadania e «História Única». Uma Análise da Bibliografia Portuguesa Sobre o Jornalismo Televisivo em Portugal
Francisco Rui Cádima
Artigo 8 Moving Beyond the Hype Cycle? The Role and Influence of The Internet in Election Campaigning
Stephen Ward
Leituras
Artigo 9 Para o Esta do da Arte da Investigação Sobre os Jornalistas Portugueses – Quatro Livros Sobre os Profissionais do Jornalismo
José Luís Garcia
Artigos Congresso Jornalismo e Política
Artigo 10 Governos e Media: O Triunfo da Mediatização Política e a Autonomia do Jornalismo
João Carlos Correia
Artigo 11 Retratos Juvenis em Campanhas Eleitorais: Europeias e Legislativas
Maria José Brites
Artigo 12 Televisão e Cobertura das Legislativas de 2009: Das Estratégias às Crises
Isabel Ferin Cunha
Artigo 13 Política, Net e Cultura Participativa
Francisco Rui Cádima
Artigo 14 O Humor na Campanha Eleitoral: Legislativas 2009 em Portugal
Ana Cabrera
Artigo 15 Dez Passos Para um Argumento: À Volta da «Pseudo-Notícia» e da «Pseudo-Realidade»
João Teixeira Lopes
Recensões
1 Matthew Hindman (2009). The Myth of Digital Democracy, New Jersey: Princeton University Press
Francisco Rui Cádima
2 Schudson, Michael (2008). Why Democracies Need An Unlovable Press. Cambridge, United Kingdom: Polity Press.
Nelson Traquina
3 Gans, Herbert J. (2003). Democracy and the News. New York, New York: Oxford University Press.
Nelson Traquina
4 Fenton, Natalie (2010) (Org.). New Media, Old News: Journalism & Democracy in the Digital Age. Los Angeles e London: Sage.
Nelson Traquina
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