Revista Media & Jornalismo nº 21 – Política no Feminino

/Revista Media & Jornalismo nº 21 – Política no Feminino
Revista Media & Jornalismo nº 21 – Política no Feminino2012-08-17T15:12:53+00:00

O projeto “Política no Feminino e estratégias de visibilidade das deputadas parlamentares em Portugal entre 1975-2002” integra uma forte dimensão histórica, iniciando-se na Assembleia Constituinte, logo em 1975, e prolongando-se até aos nossos dias. Constitui-se assim como um fresco, com forte pendor crítico e analítico, sobre as conquistas que a institucionalização da democracia no país representou para a visibilidade pública e a representação mediática das mulheres.
Valorizamos os ciclos políticos que ocorreram durante a periodização em estudo. Queremos tornar claro que, muitos dos avanços alcançados do ponto de vista da correcção de injustiças e discriminações relativas às mulheres, estão relacionados com quadros ideológicos e vontades originadas em lideranças partidárias específicas. Não descuramos o papel dos “actores”, nem da sua acção inserida em contextos sociais e culturais que foram mudando mentalidades e abrindo o espaço para as alterações legislativas. O olhar que lançamos sobre os materiais jornalísticos enriquece a pesquisa académica até agora existente, já que combina uma análise de conteúdo do texto e das fotografias que, em vários momentos, contaram aos leitores portugueses a história da política parlamentar com impato em questões de género. Demonstramos como, apesar da ideologia progressista que lhe é associada, o jornalismo continua tantas vezes a contribuir mais para a perpetuação de estereótipos e visões empobrecidas da política, do que a promover um debate alargado, inclusivo e esclarecido dos temas com interesse público. Boa leitura!

A Direcção
in editorial

(Carregue aqui para visualizar a versão flash da revista)

Índice

Artigos

Política no Feminino – Ana Cabrera

La visibilidad de la mujer en el siglo XXI
Victoria Camps

O género na assembleia da república em 36 anos de democracia: parlamento mais paritário mas ainda um “clube masculino”
Carla Martins

A assembleia constituinte, as mulheres deputadas e o jornalismo – tendências de cobertura jornalística (1975-76)
Carla Baptista

O feminino como “intruso” na política: uma análise do contexto histórico e da representação fotojornalística das deputadas portuguesas no parlamento paritário e nas discussões da lei da paridade
Ana Cabrera, Teresa Mendes Flores , Maria José Mata

Look who’s talking – a case study of media representation and framing on the abortion issue by Portuguese MPs (1996-1998)
Ana Prata

Deputadas parlamentares e redes sociais – o mito das redes como facilitadoras de proximidade entre os políticos e os cidadãos
Patrícia Contreiras

Resumos

{backbutton}