Samuel Mateus

/Samuel Mateus
Samuel Mateus2011-12-04T00:00:00+00:00

“O PRINCÍPIO DE PUBLICIDADE A TRÊS DIMENSÕES”
Samuel Mateus*

06 -12-2011
Sala Multiusos do Edifício I.D. – FCSH/UNL- 18h30
Organização:Grupo Inova Comunicação (CIMJ e CECL)

O conceito de publicidade, entendido como a qualidade daquilo que pertence ao domínio público, é central nas sociedades humanas. Apesar disso nunca se constituiu como objecto autónomo de investigação, tendo sido sucessivamente abordado de forma indirecta, seja através da ideia de Esfera Pública, seja através da ideia de “Publicidade” no sentido de Advertising.

“O Princípio de Publicidade a Três Dimensões” pretende consagrar a publicidade como um campo de estudos das Ciências Sociais apresento-a a partir de três compreensões distintas: a crítica, a manipulativa, mas igualmente a socio-antropológica. Aprofundando esta última, incidirá sobre o desenvolvimento de uma perspectiva comunicacional do conceito caracterizando-o nos seus aspectos principais por intermédio de diversos casos ilustrativos que vão desde as sociedades agrafas até às sociedades complexas contemporâneas.

*Biografia de Samuel Mateus: Licenciado e mestre em Ciências da Comunicação (FCSH-UNL). Actualmente doutorando na mesma instituição, e bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, publicou recentemente o livro intitulado “Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas” (Labcom Books, 2011).