Seminário: Imagens da Pide – Do arquivo ao documentário | FCSH-UNL

/Seminário: Imagens da Pide – Do arquivo ao documentário | FCSH-UNL
Seminário: Imagens da Pide – Do arquivo ao documentário | FCSH-UNL2013-03-18T17:58:15+00:00

A formação e a actuação das polícias políticas em Portugal durante o período da Ditadura Militar e Estado Novo (1926-1974), baseadas na investigação da historiadora Irene Pimentel e do investigador e jornalista Jacinto Godinho. Documentos, imagens e testemunhos que constituem um trabalho inédito, orientado para a constituição de um acervo audiovisual para estudos futuros e também para uma série documental, actualmente em produção pela RTP.

A partir de 1933, a polícia política passa a fotografar os detidos e a integrar essas imagens nos seus livros de cadastro. A polícia proibia vários tipos de recolha e de divulgação de imagens, dotava-se a si mesma de meios para conhecer visualmente aqueles que perseguia e geria-se, ao mesmo tempo, como potência invisível e fantasmática.

Ver sem ser visto – tal é o dispositivo óptico que estará em análise, lançando-se também um conjunto de questões actuais sobre a relação entre poderes e imagens: falta clareza na interpretação das leis sobre os direitos à imagem e direitos de autor? As imagens fotográficas são alvo de um mercado apetecível que se sobrepõe ao interesse público para estudo e divulgação? O que é um documentário histórico? Quem tem o dever de recolher os testemunhos orais e as imagens da história?

SEMINÁRIO (1,5 ECTS)

CREDITADO PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS, UNL

COORDENAÇÃO: JACINTO GODINHO

SESSÕES E TEMAS

1ª Sessão 16/4: Sessão teórica com o docente

2ª Sessão 17/4: Sessão teórica com o docente

3ª Sessão 18/4: Visita aos arquivos de imagens da Torre do Tombo

4ª Sessão 19/4: Visita aos arquivos de imagens da RTP

5ª Sessão 23/4: Debate sobre as imagens da PIDE com Prof. Jacinto Godinho, Profª. Irene Pimentel, Dr. José Pacheco Pereira (a confirmar) e Dr. Silvestre Lacerda (a confirmar)

Alunos e ex-alunos da FCSH: 20€

Público em geral: 30€

Inscrições no Gabinete de Formação ao Longo da Vida da FCSH (Serviços Académicos – 1º Piso) até 10 de Abril.

CONTACTOS E INFORMAÇÕES

Email: info@cecl.com.pt