Seminário Luso-Brasileiro – Censura, Ditadura e Democracia

/Seminário Luso-Brasileiro – Censura, Ditadura e Democracia
Seminário Luso-Brasileiro – Censura, Ditadura e Democracia2010-03-28T17:47:38+00:00

O Centro de Investigação Media e Jornalismo, em colaboração com a Fundação Mário Soares, e a Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP) organiza o Seminário Luso-Brasileiro · Censura, Ditadura e Democracia, que se irá realizar nas instalações da Fundação Mário Soares em Lisboa, nos dias 8 e 9 de Maio de 2008.

Apresentação

Uma espécie de tirania do presente dita a agenda noticiosa, remetendo a memória e a sua arqueologia para a esfera do saudosismo, centrando a vida quotidiana no progresso e nas realizações do imediato. Mas a verdade é que o ser humano tem memória e essa memória é fundamental para um agir consciente. Nenhum presente existe sem um passado.

Investigar o passado é muitas vezes investigar, não necessariamente o que foi dito, mas os seus silêncios, fruto de forças políticas, no poder, que usaram mecanismos conscientes e deliberados para manipular o conhecimento e inibir desejos, atitudes, emoções, e criatividade individual. A censura é um destes mecanismos.

Nestas circunstâncias os agentes do poder usam a memória colectiva, e manipulam-na, na medida em que controlam os mecanismos de difusão do conhecimento.

Foi isto que aconteceu no Estado Novo em Portugal, tal como em outros países que conhecerem ditaduras. Trazer à actualidade as formas como os regimes de Salazar, de Caetano, de Getúlio Vargas ou de Franco controlaram a informação é realizar uma espécie de catarse social no sentido de consciencializar os mecanismos de controlo que afectam as nossas realizações simbólicas e culturais e assim impedem o exercício pleno da liberdade.

O “Seminário Luso-Brasileiro Censura Ditadura e Democracia” surge no contexto de um desafio que nos foi lançado a propósito da “Cena paulista: um estudo da produção cultural de São Paulo, de 1930 a 1970”. Este projecto de investigação, coordenado pela Professora Doutora Cristina Castilho, foi realizado a partir do Arquivo Miroel Silveira, fundo documental que reúne os processos de censura prévia ao teatro entre 1930 a 1970 e está sediado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S. Paulo (ECA-USP).

Investigadores de distintas formações analisaram esse arquivo segundo diferentes pontos de vista, informatizaram-no, montaram uma base de dados e foi com base nesta estrutura que se realizaram diversas teses de mestrado, de doutoramento e posteriormente diversas publicações em livros e revistas.

Este grupo de académicos organizou designadamente um seminário sob o tema “Censura em Cena” em Outubro de 2006, na Universidade de São Paulo, e convidaram quatro portugueses que com eles partilharam conhecimentos acerca da censura à imprensa e ao teatro durante o Estado Novo em Portugal.

O Seminário, que agora levamos a cabo, pretende divulgar o trabalho que entretanto foi realizado em Portugal, em torno dos Arquivos da Censura, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no Arquivo do Museu do Teatro e no Arquivo da Fundação Mário Soares. Pretendemos com ele possibilitar um estimulante debate em torno de assuntos ainda muito pouco estudados e alargar os nossos conhecimentos, metodologias e problemáticas, envolvendo ainda o Professor Ángel Berenguer, da Universidade de Alcalá de Henares, com a evocação do teatro espanhol durante a ditadura franquista – abrindo assim novas portas para a organização de futuros trabalhos numa perspectiva comparada.

{backbutton}