Serviço Público e “portugalidade” na Conferência da IMMAA

/Serviço Público e “portugalidade” na Conferência da IMMAA
Serviço Público e “portugalidade” na Conferência da IMMAA2013-05-04T00:00:00+00:00

O Presidente da RTP, Alberto da Ponte, inaugurou, enquanto orador convidado, o último dia da Conferência “Modelos de Negócio e Políticas para os Media e as Indústrias Criativas”, evento organizado pela International Media Management Academic Association (IMMAA), com apoio local da MediaXXI, em colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) e com o Centro de Investigação em Media e Jornalismo (CIMJ), que decorreu na FCSH.

Alberto da Ponte fez uma breve contextualização da história da RTP, passando pela recente polémica relativa à sua privatização (hipótese entretanto afastada) e frisando que actualmente a RTP já não é definida como um operador de serviço audiovisual, mas de media, uma vez que incorpora a vertente web.

Alberto da Ponte abordou a estratégia da RTP para se adaptar à actual crise económica, através da criação do Programa de Desenvolvimento e Redimensionamento, assente em quatro eixos principais: aumento das receitas, inovação, redimensionamento e transformação da organização. Aos valores defendidos pela estação radiotelevisiva, o presidente adicionou a “portugalidade global”, que se baseia na língua portuguesa como elo de ligação. Salientou a importância dos mercados lusófonos, defendendo a estratégia adoptada para a RTP África e RTP Internacional: promover a imagem externa de Portugal, promover a língua portuguesa, constituir uma plataforma de identificação para todos os portugueses e contribuir para a satisfação das audiências.

“Não temos o objectivo de ser universais”, mas de ser tão abrangentes quanto possível, defendeu Alberto da Ponte, acrescentando que “queremos ser o serviço público de todos os portugueses e dos amigos de Portugal por todo o mundo”.

O programa (http://orga.uni-sb.de/immaa_wp/wp-content/uploads/2013/05/PROGRAM-IMMAA-Final.pdf) da 6ª Conferência da IMMAA – International Media Management Academic Association, que agora terminou na FCSH/NOVA, e que teve o apoio do CIMJ, saldou-se por um grande sucesso, com a participação de mais de 100 congressistas estrangeiros da área de “media management”, vindos das mais diversas partes do mundo. A 7ª Conferência foi entretanto anunciada e decorrerá em Setembro de 2014 na Universidade de Moscovo.