VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL

/VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL2011-09-22T00:00:00+00:00

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL – OBSERVATÓRIO IBEROAMERICANO DA FICÇÃO TELEVISIVA (OBITEL)

19,20-09-2011

Promovido pela linha de investigação Media, Technology, Contexts (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura) realizou-se, nos dias 19 e 20 de setembro, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, o VI Seminário Internacional do Observatório Iberoamericano da Ficção Televisiva (Obitel).

Constituído por 11 países do espaço iberoamericano (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA (parte hispânica), Portugal, México, que se dedica a acompanhar a produção doméstica de ficção televisiva.

Apoiado pelo programa Globo Universidade, teve como outputs um anuário e um seminário onde se apresentaram os resultados (dados do ano civil anterior) por país e onde se debateu o tema do ano.

Este ano o tema foi: «A qualidade da ficção e a participação transmediática das audiências».

Este seminário teve a presença de académicos de todos os países envolvidos e profissionais brasileiros – Duda Pereira (Gerente de Relações Públicas e Acções Institucionais da TV Globo) e Guilherme Bokel (Director Executivo de Entretenimento Internacional da TV Globo), e portugueses: Bruno José, Pedro Lopes, autor de Laços de Sangue, e Inês Gomes (SP Televisão), Maria de São Jose Ribeiro (RTP), António Barreira (autor Meu Amor, telenovela galardoada com o Emmy), Patrícia Müller (auotra de Espírito Indomável, TVI e Rosa de Fogo, a nova telenovela da SIC), Helena Forjaz (TVI/Plural), Virgílio Castelo (TVI), Henrique Oliveira (HOPTelevisão).

Consulte o programa e o cartaz.

A Coordenadora da divisão portuguesa do Obitel, Professora Doutora Isabel Ferin Cunha, descreve como decorre a investigação sobre telenovelas em Portugal.