Willy Filho

/Willy Filho
Willy Filho2010-05-01T15:09:41+00:00

Nome: Willy Pereira da Silva Filho

e-mail: willy.filho@erc.pt

Endereço para acessar CV:: http://lattes.cnpq.br/6962728467454992

Situação profissional:
Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra, na especialidade Media e Sociedade, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
Especialista em análise dos Media na Unidade de Monitorização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.(2008-2009)

Habilitações Académicas:
Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra, na especialidade Media e Sociedade, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;Possui mestrado acadêmico na área de especialização em Comunicação e Jornalismo pelo Instituto de Estudos Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2007), cuja pesquisa foi apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem especialização lato sensu na área de concentração em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2002). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1998).

Áreas de interesse: Telejornalismo, Representação, Imagem, Tabloidização e Imigração.

É investigador júnior integrado no Centro de Investigação Media e Jornalismo, em Lisboa, onde participou, entre 2004 e 2008, de estudos apoiados pelo Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural.

Projetos do CIMJ:

2007/2008

Media, Imigração e Minorias Étnicas

Descrição: Análise de conteúdos da imprensa escrita e do jornalismo televisivo no tocante à representação de imigrantes e de minorias étnicas em Portugal.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 2) Doutorado ( 2) . 
Integrantes: Isabel Ferin Cunha – Coordenador / Ilda Fortes – Integrante / Clara Almeida Santos – Integrante / Willy Pereira da Silva Filho – Integrante.
Financiador(es): Alto-Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1.

2004/2006

Televisão e Imagens da Diferença

Descrição: O Projecto Televisão e Imagens da diferença é apoiado pela Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), encontra-se sediado no Centro de Investigação Media e Jornalismo em Lisboa. Este Centro, igualmente apoiado pela FCT, integra Professores, Investigadores, Profissionais e Estudantes da Área da Comunicação e dos Media. O Projecto, que decorrerá de Fevereiro de 2004 a Fevereiro de 2005, pretende confrontar alguns grupos sociais com as imagens e os conteúdos noticiosos e de ficção, veiculados nos canais generalistas de televisão (SIC, TVI e RTP1), no período das 19h 30m às 22h30m. Na selecção dos grupos sociais teve-se em conta a pertença a uma etnia ou grupo minoritário, o género, o grupo etário, as condições sociais e económicas, bem como o nível de escolaridade. O público alvo desta investigação, sempre numa perspectiva multiétnica, são preferencialmente as mulheres idosas, as meninas dos 8 aos 12 anos, as mulheres imigrantes brasileiras, as mulheres ciganas e as mulheres portadoras de uma deficiência motora. As metodologias de investigação prevêem no máximo duas discussões de grupo, de cerca de duas horas cada, acompanhadas de visualização de programas de televisão já exibidos nos canais televisivos anteriormente designados. As reuniões deverão ser gravadas e filmadas após consentimento dos participantes. Os investigadores comprometem-se a utilizar as gravações e as filmagens apenas para fins científicos.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 3) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . 
Integrantes: Isabel Ferin Cunha – Coordenador / Willy Pereira da Silva Filho – Integrante.
Financiador(es): Fundação Para a Ciência e a Tecnologia – Bolsa..

 


{backbutton}