Workshop -Análise de Media Jornalísticos com o SPSS

/Workshop -Análise de Media Jornalísticos com o SPSS
Workshop -Análise de Media Jornalísticos com o SPSS2009-11-26T00:00:00+00:00

Workshop

Análise de Media Jornalísticos com o SPSS

CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo

27 e 28 de Novembro de 2009

Objectivos da formação: Este workshop oferece uma introdução ao conhecimento e compreensão da lógica de operação do SPSS – Statistical Package for The Social Sciences. Esta é actualmente uma das ferramentas informáticas mais utilizadas na recolha e análise de dados estatísticos. Nestas sessões, o SPSS será orientado para o estudo de conteúdos jornalísticos, tendo em conta as especificidades de cada media; imprensa, rádio e televisão. Serão explicadas algumas soluções para a organização da informação, introdutórias ao cálculo estatístico e para o processamento gráfico dos resultados, em função dos objectivos e tipo de dados resultantes destas análises.

Natureza das sessões: teórico-práticas.

Data das sessões: 27 e 28 de Novembro de 2009 (sexta-feira e Sábado)

Horário: 10h-13h

15h-18h

Investimento por aluno: € [CIMJ – inserir preço da formação, por aluno]

As sessões terão um número máximo de 20 alunos e cada formando terá acesso a um computador na sala.

Formadoras: Bruna Afonso e Vanda Ferreira

As formadoras são licenciadas em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduadas em Análise de Dados para as Ciências Sociais pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Ambas são investigadoras na área da comunicação social.

 

Programa

1. Introdução

1.1. A análise quantitativa e qualitativa e a sua pertinência em Ciências Sociais. Objectos de estudo (imprensa, rádio ou televisão). Objectivos, potencialidades e dificuldades.

1.2. Considerações prévias sobre a quantificação do qualitativo em Ciências Sociais.

1.3. A análise estatística de dados na investigação em Ciências Sociais.

1.4.  A investigação sobre media jornalísticos. Tipos de amostra, em função do meio analisado. A importância da interdisciplinaridade. Algumas reflexões sobre técnicas e processos de amostragem. Métodos de recolha e análise de dados.

1.5. Alguns casos teóricos… Alguns dilemas práticos (exemplos de análise de conteúdo de imprensa, de rádio e de televisão).

 

2. Metodologias de Investigação

2.1. Metodologias para as Ciências Sociais. Objecto de estudo e objectivos da investigação. A inferência a partir de media jornalísticos. A natureza dos indicadores.

2.2. As técnicas utilizadas para os media jornalísticos.

2.3. A análise de conteúdo e a análise textual de conteúdos jornalísticos.

 

3. O SPSS como Ferramenta na Análise de Dados Quantitativos

3.1. Introdução ao SPSS. Apresentação do SPSS: o ambiente e os vários tipos de “janelas”. Elaboração de indicadores e índices relevantes para a análise de media jornalísticos. Construção de uma base de dados. Codificação de vários meios jornalísticos. Introdução dos dados.

 

4. Transformação de dados

4.1. Operações de recodificação de variáveis.

4.2. Construção de novas variáveis.

4.3. Selecção de casos.

4.4.Validação dos dados.

 

5. Instrumentos de Análise de Dados

5.1. Análise Estatística Univariada. Caracterização da base de dados.

5.2. Cálculo de frequências. Distribuição de variáveis seleccionadas.

 

6.2. Análise Estatística Bivariada

6.2.1. Cálculo e interpretação de tabelas de contingência: valor observado; valor esperado, % em linha; % em coluna; % marginais; leitura dos valores; resíduo estandardizado e ajustado.

 

7. Introdução à Análise Estatística Bivariada II

7.1. Referência aos diversos tipos de testes estatísticos e seus objectivos. Considerações sobre a sua adequação aos dados a serem analisados.

 

8. Análise dos Dados: Estatística Inferencial

8.1. Introdução à Estatística Inferencial – Condições e objectivos da análise.

 

9. Análise de Resultados

9.1. Procedimentos.

9.2. Apresentação gráfica dos resultados.

9.3. Comunicação em relatórios. Casos práticos.