10 Dezembro, 2018

Programa/Resumos

VI JORNADAS PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH)

18 e 19 de janeiro, 2019

 

18 de janeiro (Auditório 1)

8h30 – 9h45 Inscrições
9h45 – 10h00 Sessão de abertura
10h00 – 11h00 Sessão plenária:

Pedro Guijarro-Fuentes (Universitat de les Illes Balears)

The acquisition of Spanish by L2 Brazilian Portuguese speakers: Selected feature transfer (resumo)

11h00 – 11h30 Pausa para café
11h30 – 12h00 Aida Cardoso, Inês Duarte e Ana Lúcia Santos (FLUL/CLUL)

Acquisition of European Portuguese infinitival complement clauses by Spanish native speakers (resumo)

12h00 – 12h30 Alexandra Fiéis1, Ana Madeira1 e Bruna Bragança2 (NOVA FCSH-CLUNL1 / CLUNL2)

Controlo e infinitivos flexionados em português L2 (resumo)

12h30 – 13h00 Joana Teixeira (NOVA FCSH/CLUNL)

Bridging the gap between generative SLA and language teaching: An example (resumo)

13h00 – 14h30 Pausa para o almoço
14h30 – 15h00 Francisco Miguel Valada (Vrije Universiteit Brussel)

The effects of instruction on the acquisition of phonological distinctions in a second language: the case of Portuguese (resumo)

15h00 – 15h30 Jorge Pinto e Nélia Alexandre (FLUL/CLUL)

Ensinar Português a falantes de Espanhol L1/L2: para uma consciencialização lexical dos aprendentes (resumo)

15h30 – 16h00  Ana Alexandra Silva e Luís Chimuco (Universidade de Évora)

Alguns valores semântico-pragmáticos dos advérbios ‘só’ e ‘ainda’ no português falado em Angola (resumo)

16h00 – 16h30 Pausa para café
16h30 – 17h00 Ana Cecília Fonseca Matos e Paula Tuany Silva Café (Universidade Federal do Mato Grosso)

Um olhar sobre as interferências linguísticas entre o crioulo haitiano e o português do Brasil (resumo)

17h00 – 17h30 Fernanda de Castro Modl1 e Eulália Leurquin2 (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia1 / Universidade Federal do Ceará2)

(O)(um) contexto de ensino-aprendizagem de português como língua de herança e(m) achados parciais de pesquisa (resumo)

19h30 Jantar
 

19 de janeiro (Auditório 1)

10h00 – 11h00 Sessão plenária:

Rui Vaz1, Fátima Mendes1 e Joana Batalha2 (Camões, I.P.1 / NOVA FCSH/CLUNL2)

Referencial Camões PLE: contributo para a criação de um RLD para português europeu (resumo)

11h00 – 11h30 Pausa para café
11h30 – 12h00 Lou Zhe (FLUL)

Desenho de uma aplicação de MAVL (Mobile-assisted Vocabulary Learning) em PLE destinada a aprendentes chineses (resumo)

12h00 – 12h30 Orlanda de Azevedo (Universidade Nova de Lisboa e Universidade Aberta)

Flipped Classroom no ensino de Português Língua Não Materna (resumo)

12h30– 13h00 Fátima Silva1/2, João Veloso1/2, Ana Isabel Fernandes1, Isabel Martins3, Susana Leitão3, Nuno Regadas3, Ana Martins1, Ana Pimentel1 e Carlos Gomes1 (Faculdade de Letras1 / Centro de Linguística2 / UP Digital3)

Curso de Iniciação à Língua Portuguesa a distância: potencialidades e desafios (resumo)

13h00 – 14h30 Pausa para o almoço
14h30 – 15h00 Catarina Castro (CETAPS/NOVA FCSH)

Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: elaboração de materiais para o ensino de PLE em ambiente virtual (resumo)

15h00 – 15h30 Rita Almeida (ISPA)

O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira (resumo)

15h30 – 16h00 Fabiana A. Santos (DELIC/Universidade Federal do Amapá)

Práticas de escrita de PL2 de alunos indígenas da Universidade Federal do Amapá (resumo)

16h00 – 16h30 Carolina Macedo (Universidade do Minho)

Constituição de um Cânone Literário da Língua Portuguesa: uma proposta para o ensino de PLNM em contexto universitário (resumo)

16h30 – 16h45 Encerramento