Luz, Cor e Ouro


BARREIRA, Catarina Fernandes (coord.) “Luz, cor e ouro. Estudos sobre manuscritos iluminados”. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2016, ISBN: 978-972-565-600-6 (ed. eletrónica)


O livro reúne um conjunto de dezasseis textos, da autoria de mais de duas dezenas de investigadores sobre manuscritos iluminados e livros impressos, produzidos a partir do seminário mensal Um mês, um códice iluminado, uma iniciativa conjunta entre o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Biblioteca Nacional de Portugal.

Esta edição conta com os contributos de um conjunto de professores e investigadores especialistas nas mais diversas áreas e campos do saber, desde a História da Arte à Literatura, passando pela Música, pela Conservação e Restauro e pelo estudo químico da cor das iluminuras. A obra é introduzida por uma leitura interdisciplinar dos manuscritos iluminados, articulando questões ligadas à sua materialidade, à arte e à cultura em geral. Divide-se, depois, em seis grandes partes, cuja organização segue parcialmente um critério cronológico: Manuscritos iluminados de produção monástica datados do século XII aos inícios do século XIII; A circulação de manuscritos e a abertura da biblioteca alcobacense no século XIII; Um novo olhar sobre um manuscrito hebraico iluminado dos finais do século XIII; O canto trovadoresco galego-português: um património da idade média peninsular na BNP; Manuscritos iluminados no século XV: temas e leituras; O século XVI e a coexistência da produção de manuscritos e impressos.

Ver índice


ISBN: 978-972-565-600-6 (ed. eletrónica)
Pode ser adquirido na livraria online da Biblioteca Nacional de Portugal