OLGA BLINDER

(1921 – 2008)

Autoria: Teresa Lousa.

Horizonte geracional

GERAÇÃO DE 50

País

Paraguai

Data e local de nascimento

21 de Dezembro de 1921, Asuncíon

Formação e acção

Olga Blinder foi uma mulher paraguaia de origem judaica que se destacou na cena artística e cultural e pedagógica sobretudo entre os anos 40 e 90.

A própria se caracterizou numa entrevista 4 anos antes da sua morte da como:

“Una mujer de clase media, de origen judío, educada en el colegio Internacional, recibida como mejor bachiller, que entró a la facultad de ingeniería, a la que no iban las mujeres. Es decir, una persona rara, diferente.” [1]

Formada em Engenharia, pela Facultad de Ingeniería, Universidad Nacional de Asunción, (1939-1943), a sua vocação pela Educação Artística a conduziy à Licenciatura em Pedagogía, Facultad de Filosofía, Universidad Nacional de Asunción, (1962-1965).

A sua formação artística ficou a dever-se essencialmente à frequência de ateliers e formações dadas pelos seus professores de pintura: o artista brasileiro João Rossi e Lívio Abramo.

Actividade desenvolvida

Para além da sua carreira artística foi docente por mais de quatro décadas.

No Paraguai, a artista Olga Blinder coordenou a implantação do projeto da Escolinha de Arte e, em 1961, depois de um breve exílio na Argentina retornou à Assuncíon, cidade onde nasceu, para dirigir os trabalhos até o ano de 1976.

Em 2006, recebeu o Doutoramento Honoris Causa da Universidade Nacional de Assunção.

Em 1972 criou con Carlos Colombino la Colección Circulante, que foi a base do Museo Paraguayo de Arte Contemporáneo (MPAC), que mais tarde se tornou o Centro de Artes Visuales Museo del Barro.

Ganhou o famoso e reconhecido prémio Gonzalo Mancuello de maior revelação sul-ameriacana em 1956.

Ganhou uma Placa de Ouro em Córdova, na II Bienal Hispano-americana em 1964.

Foi Condecorada no Brasil em 1973 com a Ordem do Barão de Rio Branco.

Recebeu o prémio Afiches relativo a Direitos humanos das Nações Unidas em 1992. Nesse mesmo ano foi nomeada membro do Consejo de Reforma Educativa e foi uma das responsáveis pela reforma educativa aplicada no Paraguay em 1993 e que continua a vigorar ainda hoje.

No ano de 2005 foi nomeada Maestra del Arte pelo Centro Cultural Fundación El Cabildo, e no ano seguinte  Doctora Honoris Causa pela Universidad Nacional de Asunción.

Faleceu na sua cidade natal, Asunción em 2008.

Data e local de falecimento

19 de Julho de 2008, Assunção

Lema e linha filosófica

Olga Blinder pertence sobretudo à geração de 1950, tendo sido responsável pela abertura artística à cena internacional, esteticamente falando, e contribuindo para posicionar o Paraguai no circuito da arte contemporânea. A trajetória deste artista é um bom exemplo do destino desta geração: confrontados com uma lacuna evolutiva de meio século em relação à Europa, foram as referências brasileiras que lhes trouxeram as novidades artísticas e novos horizontes. A sua acção pode inscrever-se sobretudo no Modernismo, Expressionismo, Formalismo estético não esquecendo a seu papel fundamental na Pedagogia e Educação artística.

Linha filosófica e caracterização geral da obra

Olga Blinder pintou por mais de 5 décadas seguidas, desenvolvendo um estilo fortemente expressionista, mantendo o carácter figurativo, actividade que sempre partilhou com a missão de pedagoga na área da educação artística, mesmo em condições políticas adversas.

Olga Blinder, é talvez a figura mais importante da Modernização das Artes no Paraguai e da implementação das referências das vanguardas na pintura contemporânea desse país.

Foi uma peça central na implantação tanto do Taller de Grabado iniciativa fundamental para o desenvolvimento do ensino e da produção das artes do Paraguai.

Fundou com outros artistas o Grupo Arte Nuovo, sem uma data específica de fundação: “Se fue creando, fue nascendo”, disse Olga Blinder, uma das fundadoras do grupo. Não havia formalidades, nem manifestos. Entretanto, foi a partir desse colectivo, ampliado rapidamente por outros artistas, que se abriram novas possibilidades para a arte no Paraguai.

Em relação à sua obra artística e aos seus temas, a figura humana e a questão social e dos direitos humanos ocupa um papel central. Ela é uma eterna curiosa em relação à natureza humana que resume para ela conscientemente ou não todos os mundos e é por isso que ela permaneceu por muito tempo – deliberada e conscientemente – dentro dos limites do figurativo.

A representação do humano é um tema central na pintura de Olga Blinder, mas é necessário enfatizar que a mulher é a eterna protagonista de seus mundos pictóricos relegando para segundo plano a figura masculina.

Como Pedagoga e Docente teve um papel importante no Paraguai, sendo em conjunto com um grupo de outros intelectuais responsável por uma reforma e modernização no ensino que ainda hoje vigora. Foi especialmente sensível ao papel da educação artística no crescimento cognitivo das crianças, tendo escrito artigos e contribuído para o desenvolvimento da área no Paraguai.

Bibliografia activa

Arte Actual en el Paraguay: 1900-1995, Olga Blinder; Josefina Plá; Ticio Escobar y colaboradores, 2a. edición ampliada, Editorial Don Bosco, Asunción, (1997).

– “La Educación Paraguaya – 1945/1991” en Historia de la Educación en América Latina, Ediciones García Valadez, México, (1992).

Comentarios 1956-1985, Ediciones IDAP, Asunción, (1985).

Arte Actual en el Paraguay (1900-1980), en colaboración con Josefina Plá y Ticio Escobar, Ediciones IDAP, Asunción, (1983).

– Inteligencia, Juego y TV, en colaboración con Jesús Montero Tirado SJ., Melquiades Alonso e Ilde Silvero, Ediciones IDAP, Asunción, (1982).

– El Juego, los Juguetes y el Niño, en colaboración con María Victoria Heisecke y otros, Editorial Universitaria, Asunción, (1981).

BLINDER, Olga. Hasta siempre, Lívio. ABC Color. Locales. Assunção, 29 abr 1992

Bibliografia passiva

  1. VV. Catálogo de la muestra “Olga Blilnder, 50 años después”, Centro Cultural de España Juan de Salazar.

GOSSEN, Teresa, Olga Blinder, una Biografia, Assuncíon: Goosen Libro, 2005

MARTÍNEZ, William Paats, O Mundo Imaginado pela Olga Blinder: suas Pinturas, Assunção, AECI, Paraguai, 2007

PLÁ, JOSEFINA, Pasión Docente y Vocación Plástica: Olga Blinder. Embajada de España en Paraguay, Centro Cultural de España Juan de Salazar, Universidad Católica “Nuestra Señora de la Asunción”. Asunción-Paraguay, 2003.

 

[1] http://www.abc.com.py/edicion-impresa/suplementos/abc-revista/olga-blinder-700985.html